“A mulher não usará
roupas de homem, nem homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz
tais coisas é abominável ao senhor teu Deus”.
É extremamente difícil estabelecer,
primeiramente, quais eram as diferenças entre as vestes masculinas e femininas
nos dias de Moisés. As palavras hebraicas originais usadas para denotar casaco,
capa, cinto, são empregados indistintamente tanto para designar vestes
masculinas como femininas. Diferenciava-se o gênero de uma vestimenta com
parâmetros diferentes dos nossos. Muitas vezes as roupas de um homem e de uma
mulher eram exatamente iguais. Distinguia-se uma da outra, unicamente, pela
figura do tecido usado para confeccionar as roupas das mulheres .
Daí partimos para o
nosso primeiro argumento: O que uma sociedade estabelece como
indumentária masculina e feminina não vale necessariamente para outra região
geográfica. As roupas das mulheres da
Palestina podem não transparecer feminilidade noutro país; em nossa cultura,
por exemplo, iriam ser consideradas muito pouco femininas. Um homem que usasse, aqui no Brasil, aquilo que os
beduínos consideram ser roupas masculinas, certamente seria alvo de risos e
provocações. Por outro lado, alguém vestido
de bombachas gaúchas nas ruas de Nazaré, também seria o centro de todos
os olhares da cidade.
Não compete ao Espírito Santo designar
quais roupas são masculinas ou femininas; isso é convenção cultural, portanto
humana. O índio do Amazonas ostenta sua masculinidade com um certo tipo de cor
pintado nas maçãs do rosto. Na Escócia, saias de lã, traspassadas e seguras por
um grande alfinete são traje de guerreiro.
Em segundo lugar, deve-se observar que
as roupas e tradições também variam de geração para geração. Aquilo que se
determinava como roupa masculina duzentos ou trezentos anos atrás, pode ser
hoje um traje muito afeminado, como é o caso das calças justas usadas por
navegadores, ou dos brincos que os piratas (os quais eram tudo, menos
afeminados) ostentavam nas orelhas.
O que era considerado vestimenta
masculina algum tempo atrás é permitido às mulheres, sem que com isso elas
estejam masculinizando-se. O caso mais típico dessa argumentação vem das calças
compridas.
É verdade que as calças compridas
eram roupas de homens ainda no começo deste século. Como as mulheres passaram a
trabalhar fora de casa e necessitavam de roupas fortes que protegessem suas
pernas do frio e dos acidentes de trabalho, o uso acabou sendo inevitável.
Inicialmente, causava inquietação e gerava muita tensão; porém, como o costume
não advinha de uma tentativa de masculinização, mas sim da carência de
proteção, logo pôde contar com o consentimento da sociedade. Veja que uma
necessidade social e não moral provocou essas mudanças no comportamento das
pessoas. Hoje as calças compridas já nem são mais roupas masculinas, e sim
neutras em seu gênero ou epicenas, isto
é, podem ser usadas tanto por homens como por mulheres.
Há outras vestimentas
que também são neutras e não trazem qualquer inquietação , como por exemplo: as
sandálias, dessas de borracha que usam entre os dedos; as camisetas de malhas
utilizadas tanto por homens como por mulheres cotidianamente; certos tipos de
casacos, usados para nos protegermos do frio; e até mesmo alguns modelos de
armação para óculos de grau. Hoje, o que designa uma calça masculina ou
feminina pode ser a cor ( no Brasil uma calça de cor rosa é sempre para mulher
) ou o zíper ( convencionou-se que uma calça com fecho traseiro ou lateral é
sempre para mulher ).
Senso assim, quando Deus ordena que a
mulher não se vista com roupas de homem Ele não está escolhendo certo tipo de
roupa, mas apenas rechaçando o travestismo.
O ideal de Deus é que os homens queiram ser homens e as mulheres desejem ser
mulheres. A mensagem de Deuteronômio 22.5 trata de princípios, e não de uma lei
sobre moda.
“...Mas o que eu acho interessante é que nem
pra legalista eles servem, nem pra fazer legalismo farisaico servem. Com a
Bíblia aberta aqui, mesmo nesse capítulo encontramos coisas interessantes. Olha
só! Tá falando sobre lei, sobre observar
a lei.
Agora olha o capítulo
21.15-16: “Se um homem
tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e ambas lhe
tiverem dado filhos, e o filho primogênito for da desprezada, quando fizer
herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da
amada, preferindo-o ao filha da desprezada, que é o primogênito”. Hi,
rapaz, aqui o cara pode Ter duas mulheres. E ainda está estabelecido uma lei de
como é que ele tem que fazer.
Você quer ver outra ?No
mesmo capítulo 21.20-21, acerca de filho desobediente, sabe o que é que tem que
fazer com um filho desobediente? Aquele com quem você fala, que a mãe fala, que
chama outros pra aconselhar e ele não quer aceitar? Veja o que diz a Bíblia: “e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso
filho é contumaz e rebelde; não dá ouvidos à nossa voz; é comilão e beberrão.
Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; assim
exterminarás o mal do meio de ti; e todo o Israel, ouvindo isso, temerá”. Seu
filhinho é desobediente, rebelde ? Bota pra fora da cidade e mate-o ! Esta na Bíblia !
Lá em Levítico, capítulo
11, há diversas leis para os judeus, onde está dizendo que uma mulher quando dá
luz á um menino, ela não podia entrar no santuário durante trinta e três dias
e, quando nascia uma menina eram sessenta e seis dias. Tem que obedecer isto
também! Tá na Bíblia! “
“Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel,
dizendo: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; assim
como nos dias da impureza da sua enfermidade, será imunda”
(Lv 12.1-2).
“Mas, se tiver uma menina, então será imunda duas semanas,
como na sua impureza; depois permanecerá sessenta e seis dias no sangue da sua
purificação” (Lv 12.5).
“... Também lemos em
Levítico 19.27: “Não cortareis o cabelo, arredondando os
cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba”. Estamos
frito!...”
“... Meus irmãos, o
antigo testamento não é contexto doutrinário para a igreja. Paulo quando se
refere do antigo testamento, ele diz lá em 1 Coríntios 10.11: “Ora,
tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para
quem já são chegados os fins dos séculos”. Em 2 Coríntios
3.14: “mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de
hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado
que em Cristo é ele abolido”. Você só tem que obedecer
regras do antigo testamento que esteja explícitas no Novo Testamento, se não,
não é regra para a Igreja.
BIBLIOGRAFIA:
É Proibido por Pr.
Ricardo Gondin
Trechos da pregação do
Pr. Silas Malafaya
Prezado. Com tantas referencias, sobre o AT, não lhe chama atenção que somente a de Dt. 22.5, faça uma alusão clara ao pecado de abominação? Por isso a mulher usar roupas de homens e homens de mulher não diz que é abominável? Abominação nos tempos da LEI, PROFETAS e diferente hoje? São algumas coisas que não entendo. A Sabedoria de Deus ao aplicar a Lei, nao fala em calças ou vestidos; fala em trejes; isso porque Deus sabe as que as culturas dos povos são diferentes.
ResponderExcluirA paz varão só pra ter certeza essa passagem fala sobre homoxesualismo ou advertindo contra a pratica do mesmo?
ResponderExcluir“A mulher não usará roupas de homem, nem homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao senhor teu Deus”.- O texto não trata homosexualismo e sim vestes.
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