Destaque

terça-feira, 3 de maio de 2011

A Origem da Escrita
















por Emerson José

O surgimento da escrita emergiu pela primeira vez, quando símbolos da escrita foram usados para representarem palavras ao invés de objetos ou conceitos como no caso da escrita picturial (pré-história).

CURIOSIDADE
O homem do período Paleolítico ou Idade da pedra lascada (aprox. 10 mil a.C.) entalhavam em pedra figuras de animais, pois acreditavam que, escupido estes animais que seriam caçados, podia-se dominá-los antecipadamente.

ESCRITAS PRIMITIVAS
Pictogrâmica - aqui figuras representam objetos
Ideogrâmica - figuras representam idéias
Fonograma - Figuras representando sons

Dos povos antigos, os dois que mais se destcaram, no que diz respeito, a origem da escrita, estão os babilônicos e os egípcios.
Os babilônicos criaram a escrita cuneiforme e os egípcios usavam pequenas figuras para representar objetos e idéias, os famosos: hieróglifos.

CURIOSIDADE
A nossa letra "M" na verdade vem de um hieróglifo egípcio que representava ondas na água e representavam o mesmo som. A palavra egípcia para "água" contém uma única consoante: "M".

Esta escrita aparece em 3 formas: hieroglifica/hierática e demótica.

Hieroglifos - eram sinais pictóricos.
Hierática - trata-se da forma cursiva da escrita hieroglifica, escrita com pena e tinta sobre papiro.
Enquanto que os hieróglifos aparecem pela primeira vez no Egito pouco antes da fundação da monarquia faraônica (cerca de 3.000 a.C.) a escrita hierática veio a ser usada pouco tempo depois.
Demótica - trata-se de uma forma mais abreviada do manuscrito hierático, que apareceu pela primeira vez cerca do século VII a.C..

Provavelmente este é o primeiro sistema de escrita desenvolvido.
O sinal (uma combinação de cunhas) que a princípio era usado pera representar uma palavra completa (ideograma), passou a ser empregado para simbolizar sons ou sílabas (fonograma).
Esta escrita foi desenvolvida na Mesopotâmia (atual Iraque) por volta de 3.200 a.C..
Neste sistema eram usados sinais gravados em tábuas de argila e possuia cerca de 800 sinais que lembravam vagamente os objetos representados.
Esta escrita desenvolvida pelos sumérios, inicialmente, destinava-se ao registro da contabilidade dos Templos. Foi a partir de 3.000 a.C..=, que a escrita suméria passou a ser utilizada também para registro de textos religiosos, literarios e algumas normas jurídicas, como exemplo o Código de Hamurabi.

Continua -
A Origem da Escrita (2) - Materiais

3 comentários:

Josiel Dias disse...

Olá Pr Emersom Graça e Paz.
Obrigado por ter deixado um recado em nosso blog
Estou te seguindo.
Deus te abençoe
Josiel Dias

Ronny de Jah disse...

Olha... muito bacana esse estudo, que Deus te dê mais e mais... desta sabedoria...

DANILO RUSSO disse...

Valeu pastor Estudo da origem das letras é super interessante pena que não ensinam esses tipos de coisas nos colégios no meu ensinaram não. rsrsrsrs

Postar um comentário