Pular para o conteúdo principal

CALÇAS COMPRIDAS À LUZ DE DEUTERONÔMIO 22.5












“A mulher não  usará roupas de homem, nem homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao senhor teu Deus”.

       
É extremamente difícil estabelecer, primeiramente, quais eram as diferenças entre as vestes masculinas e femininas nos dias de Moisés. As palavras hebraicas originais usadas para denotar casaco, capa, cinto, são empregados indistintamente tanto para designar vestes masculinas como femininas. Diferenciava-se o gênero de uma vestimenta com parâmetros diferentes dos nossos. Muitas vezes as roupas de um homem e de uma mulher eram exatamente iguais. Distinguia-se uma da outra, unicamente, pela figura do tecido usado para confeccionar as roupas das mulheres .
       
Daí partimos para o nosso primeiro argumento: O que uma sociedade estabelece como indumentária masculina e feminina não vale necessariamente para outra região geográfica. As roupas  das mulheres da Palestina podem não transparecer feminilidade noutro país; em nossa cultura, por exemplo, iriam ser consideradas muito pouco femininas. Um homem  que usasse, aqui no Brasil, aquilo que os beduínos consideram ser roupas masculinas, certamente seria alvo de risos e provocações. Por outro lado, alguém vestido  de bombachas gaúchas nas ruas de Nazaré, também seria o centro de todos os olhares da cidade. 
        
         Não compete ao Espírito Santo designar quais roupas são masculinas ou femininas; isso é convenção cultural, portanto humana. O índio do Amazonas ostenta sua masculinidade com um certo tipo de cor pintado nas maçãs do rosto. Na Escócia, saias de lã, traspassadas e seguras por um grande alfinete são traje de guerreiro.
        
       Em segundo lugar, deve-se observar que as roupas e tradições também variam de geração para geração. Aquilo que se determinava como roupa masculina duzentos ou trezentos anos atrás, pode ser hoje um traje muito afeminado, como é o caso das calças justas usadas por navegadores, ou dos brincos que os piratas (os quais eram tudo, menos afeminados) ostentavam nas orelhas.
         
          O que era considerado vestimenta masculina algum tempo atrás é permitido às mulheres, sem que com isso elas estejam masculinizando-se. O caso mais típico dessa argumentação vem das calças compridas.
          
         É verdade que as calças compridas eram roupas de homens ainda no começo deste século. Como as mulheres passaram a trabalhar fora de casa e necessitavam de roupas fortes que protegessem suas pernas do frio e dos acidentes de trabalho, o uso acabou sendo inevitável. Inicialmente, causava inquietação e gerava muita tensão; porém, como o costume não advinha de uma  tentativa de masculinização, mas sim da carência de proteção, logo pôde contar com o consentimento da sociedade. Veja que uma necessidade social e não moral provocou essas mudanças no comportamento das pessoas. Hoje as calças compridas já nem são mais roupas masculinas, e sim neutras em seu  gênero ou epicenas, isto é, podem ser usadas tanto por homens como por mulheres.

       
          Há outras vestimentas que também são neutras e não trazem qualquer inquietação , como por exemplo: as sandálias, dessas de borracha que usam  entre os dedos; as camisetas de malhas utilizadas tanto por homens como por mulheres cotidianamente; certos tipos de casacos, usados para nos protegermos do frio; e até mesmo alguns modelos de armação para óculos de grau. Hoje, o que designa uma calça masculina ou feminina pode ser a cor ( no Brasil uma calça de cor rosa é sempre para mulher ) ou o zíper ( convencionou-se que uma calça com fecho traseiro ou lateral é sempre para mulher ). 
          Senso assim, quando Deus ordena que a mulher não se vista com roupas de homem Ele não está escolhendo certo tipo de roupa, mas apenas rechaçando o travestismo. O ideal de Deus é que os homens queiram ser homens e as mulheres desejem ser mulheres. A mensagem de Deuteronômio 22.5 trata de princípios, e não de uma lei sobre moda.  

 “...Mas o que eu acho interessante é que nem pra legalista eles servem, nem pra fazer legalismo farisaico servem. Com a Bíblia aberta aqui, mesmo nesse capítulo encontramos coisas interessantes. Olha só! Tá falando  sobre lei, sobre observar a lei.
Agora olha o capítulo 21.15-16: “Se um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e ambas lhe tiverem dado filhos, e o filho primogênito for da desprezada, quando fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filha da desprezada, que é o primogênito”. Hi, rapaz, aqui o cara pode Ter duas mulheres. E ainda está estabelecido uma lei de como é que ele tem que fazer.

Você quer ver outra ?No mesmo capítulo 21.20-21, acerca de filho desobediente, sabe o que é que tem que fazer com um filho desobediente? Aquele com quem você fala, que a mãe fala, que chama outros pra aconselhar e ele não quer aceitar? Veja o que diz a Bíblia: “e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é contumaz e rebelde; não dá ouvidos à nossa voz; é comilão e beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; assim exterminarás o mal do meio de ti; e todo o Israel, ouvindo isso, temerá”. Seu filhinho é desobediente, rebelde ? Bota pra fora da cidade  e mate-o ! Esta na Bíblia !

Lá em Levítico, capítulo 11, há diversas leis para os judeus, onde está dizendo que uma mulher quando dá luz á um menino, ela não podia entrar no santuário durante trinta e três dias e, quando nascia uma menina eram sessenta e seis dias. Tem que obedecer isto também! Tá na Bíblia! “
“Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; assim como nos dias da impureza da sua enfermidade, será imunda” (Lv 12.1-2).
“Mas, se tiver uma menina, então será imunda duas semanas, como na sua impureza; depois permanecerá sessenta e seis dias no sangue da sua purificação” (Lv 12.5).


“... Também lemos em Levítico 19.27: “Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba”. Estamos frito!...”
“... Meus irmãos, o antigo testamento não é contexto doutrinário para a igreja. Paulo quando se refere do antigo testamento, ele diz lá em 1 Coríntios 10.11: “Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”. Em 2 Coríntios 3.14: “mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido”. Você só tem que obedecer regras do antigo testamento que esteja explícitas no Novo Testamento, se não, não é regra para a Igreja.



BIBLIOGRAFIA:

É Proibido por Pr. Ricardo Gondin
Trechos da pregação do Pr. Silas Malafaya

Comentários

  1. Prezado. Com tantas referencias, sobre o AT, não lhe chama atenção que somente a de Dt. 22.5, faça uma alusão clara ao pecado de abominação? Por isso a mulher usar roupas de homens e homens de mulher não diz que é abominável? Abominação nos tempos da LEI, PROFETAS e diferente hoje? São algumas coisas que não entendo. A Sabedoria de Deus ao aplicar a Lei, nao fala em calças ou vestidos; fala em trejes; isso porque Deus sabe as que as culturas dos povos são diferentes.

    ResponderExcluir
  2. A paz varão só pra ter certeza essa passagem fala sobre homoxesualismo ou advertindo contra a pratica do mesmo?

    ResponderExcluir
  3. “A mulher não usará roupas de homem, nem homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao senhor teu Deus”.- O texto não trata homosexualismo e sim vestes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA DOS REIS DE ISRAEL (NORTE) E JUDÁ (SUL)

Resumo: Reino do Norte - Israel (capital Samaria) - 1º rei Jeroboão Reino do Sul - Judá (capital Jerusalém) - 1º rei Roboão Reis de Israel e Judá Reis de Israel Nome Duração do Reinado ( anos ) Referência Jeroboão 22 1 Reis 11.26;14.20 Nadabe 2 1 Reis 15.25-28 Baasa 24 1 Reis 15.27;16.7 Elá 2 1 Reis 16.6 – 14 Zinri 7 dias 1 Reis 16.9 – 20 Onri 12 1 Reis 16.15 – 28 Acabe 21 1 Reis 16.28 ; 22.40 Acazias 1 1 Reis 22.40 ; 2 Reis 1.18 Jorão ( Jeorão ) 11 2 Reis 3.1; 9.25 Jeú 28 2 Reis 9.1; 10.36 Jeoacaz 16 2 Reis 13.1 – 9 Jeoás ( Joás ) 16 2 Rei

Grande Campanha de Fé e Libertação - Tocando no Manto

O poder do toque é algo espetacular.  Há uma história na Bíblia que retrata que basta apenas tocar no Seu manto e está em Marcos 5.24-29 onde lemos o seguinte: "Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Certa mulher, que havia doze anos tinha uma hemorragia, e que havia padecido muito à mão de vários médicos, e despendido tudo o que tinha, sem contudo nada aproveitar, pelo contrário, indo a pior, ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Dizia ela: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. Imediatamente se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no seu corpo estar curada do flagelo". ESTA É SUA OPORTUNIDADE DE TOCAR, TOCAR O MANTO DE UM JEITO MUITO ESPECIAL E ALCANÇAR O MELHOR QUE DEUS TEM PRA TI! O manto Dele é um manto de salvação, de cura, de libertação, de restauração, de transformação , cabe a nós tocarmos nesse manto poderoso através da fé, crermos no poder sobrenatural que está disponível sobre noss

Aniversário de Casamento

Agora dia 28/06/2011 eu e minha esposa completamos Bodas de CERÂMICA , ou seja, 9 anos de casados . Dou glórias a Deus, pois nestes anos bem vividos tenho aprendido muito (e até mereço um diploma), pois esta princesa que colocou como professora em minha vida é um exemplo de mulher e por que não dizer, é uma mulher virtuosa. Muitos fazem aniversário de casamento, porém, ninguém atenta para as respectivas datas, por este motivo, abaixo coloco uma lista que com certeza melhorará seu relacionamento. Como? Aproveite esta data especial e presentei, declare, faça algo diferente para que haja uma aproximação de corações e não só de corpos. Deus os abençoe! Pr. Emerson José 1 ano Bodas de Papel 37 anos Bodas de Aventurina 2 anos Bodas de Algodão 38 anos Bodas de Carvalho 3 anos Bodas de Trigo ou Couro 39 anos Bodas de Mármore 4 anos Bodas de Flores e Frutas ou Cera 40 anos Bodas de Rubi ou Esmeralda 5 anos Bodas de Madeira ou Ferro 41 anos Bodas de Seda 6 anos Bodas de Perfume ou Açúc