Destaque

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Segredo da Visão

Por Pr. Emerson José

Quando se vai construir, um profissional é contratado. Este por sua vez PROJETA todo desejo do cliente em um papel. Através deste projeto se terá uma noção do material necessário e da quantidade de mão de obra a ser utilizada. PROJETO DE VIDA é um plano colocado no papel de forma que possamos visualizar e traçar planos e metas com a finalidade de ver concretizado um sonho.

É necessário ter visão ampla, poder de enxergar além das colinas e montes. Enxergar além das dificuldades. Um exemplo de visão ampla vemos na Bíblia no livro de números 13. Veja:

“E o Senhor disse a Moisés: “Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas”” (vs 1 e 2).

Observe que a terra já era do povo de Deus: “que dou aos israelitas”. Deus enviara o povo com a finalidade de ensiná-los. Observe por exemplo Moisés. Deus o tirou de sua mãe também com a finalidade de ensina-lo. O que Moisés aprendeu no palácio e o que aprenderia vivendo junto a sua mãe. Deus deu a Moisés a oportunidade de aprender, desenvolver visão, que não foi o que aconteceu com os 10 dos 12 espias enviados aquela terra.

Observe agora a chamada de Abraão. Por que Deus pediu que saísse daquela terra de idolatria (Hur dos caldeus) e do meio dos seus familiares? Com certeza para que ele pudesse abrir sua mente, ou seja, ampliar sua visão. Note que quando Deus fez lhe a promessa, Abraão, sem visão, questionou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?” (Gn 15.2). Deus deve ter olhado para Abrão com um olhar de dó mas lhe deu uma chance e disse: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência” (Gn 15.5). Em outras palavras: Abra sua visão, não quero lhe dar um filho, quero lhe dar uma nação! Observou o que faz a falta de visão?

É o que acontece quando vamos ao shopping, vemos pessoas novas, novos modelos de roupas e sapados, perfumes, carros... e assim, passamos a desejar o melhor, o crescimento através da nova visão.

Podemos traduzir o ESPIE de Deus como abra a mente, veja de perto o melhor que tenho pra vocês, desejem. Aquele povo não sabia o que viria de melhor pela frente. Vieram do Egito, da escravidão de anos percorrendo o deserto. Em Isaias 1. 19 isto é bem claro: “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra”.

A falta de visão é acompanhada da morte. Observe:

“E deram o seguinte relatório a Moisés: “Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque”. “Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: “Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!”. “Diga-lhes: ‘Juro pelo meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram: Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim”. “esses homens responsáveis por espalhar o relatório negativo sobre a terra morreram subitamente de praga perante o Senhor” (Nm 13.25, 27-28; 14.1-2; 28-29 e 37).

Foi Deus que os matou? Não! Foi a falta de visão!

Entenda:

O dar é de Deus

e o possuir é do homem.

Ter visão, é trazer a existência aquilo que nem existe. Isto que é fé (Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hb 11.1)). Um exemplo de visão foi a de Josué e Calebe que aprenderam a confiar em Deus. Eles também viram os gigantes mas confiaram que Aquele que prometeu entrega sempre a obra completa. Talvez pensaram: “Os caras são grandes, mas não somos gafanhotos, somos filhos do Senhor da guerra, Aquele que jamais perde uma batalha!”.

Se você tem visão limitada e sempre diz que é impossível, que não dá... lembre-se o que Deus diz: “Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração” (Sl 37.4), ou seja, se você não almeija, nada deseja, então, nada Deus lhe dará!

“Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele” (Pv 23.7ª)

Sonhe grande e creia que Seu Deus é Deus de Grandes coisas!

Em Cristo,


Pr. Emerson José

0 comentários:

Postar um comentário