Pular para o conteúdo principal

Evangelhos Sinópticos
















Dos 4 evangelhos - os 3 primeiros apresentam semelhanças, daí o nome sinóticos.

A tradição eclesiástica, atestada desde o século 2 os atribui a Mateus, Marcos e Lucas.

De acordo com ela, Mateus, o publicano, pertencente ao colégio dos 12 apóstolos, escreveu o 1°, redigiu-o na Palestina para os cristãos convertidos do judaísmo e sua obra em hebraico teria sido depois traduzida para o grego.

A língua original do 2° e 3° evangelho é o grego.

Soluções para dúvidas são insuficientes se tomadas isoladamente, mas contém parte da verdade e podem servir para compor uma explicação em conjunto.

Marcos - É um plano menos sistemático. Após o prelúdio, constituído pela pregação de João Batista, pelo batismo de Jesus e pela tentação no deserto, seu ministério na Galiléia, as viagens com os apóstolos, o regresso, a morte e ressureição. preocupa-se menos em explanar seus ensinamentos, referindo-se poucas vezes a palavras suas.
Seu tema principal é a manifestação do Messias crucificado. Embora Jesus tenha reinvindicado para si uma condição divina, superior aos anjos, com autoridade de perdoar pecados e realização de "milagres e exorcismos", por outro lado, foi demonstrado um aparente fracasso junto aos homens pela hostilidade dos chefes judeus, incompreesão dos próprios discípulos e oposições que o conduziram á cruz. O próprio Jesus havia proclamado um caminho de humildade e sofrimentos. Todavia, não era essa a expectativa judaica. Eles tinham em mente um messias guerreiro e vitorioso e não um humilde pregador.

Mateus - Tem um plano elaborado. Os ensinamentos de Jesus são mostrados de forma mais completa e a insistência no tema "O reino dos céus". É o evangelho predileto da Igreja.

Lucas - Seguindo detalhadamente a comparação de Lucas com suas fontes, seja com a que melhor conhecemos, Marcos, seja com aquelas que as passagens paralelas de Mateus igualmente refletem, observamos ao vivo a atividade sempre alerta de um escritor que, por meio de pequenos retoques, omissões ou adições, sobressai em apresentar as coisas de um modo que lhe é próprio, evitando ou atenuando o que poderia melindrar sua sensibilidade ou a dos leitores.


Fonte: M
ega Bíblia

CURIOSIDADES:

Mateus contém cerca de 178 versículos ou 27% dos 661 versículos de Marcos.

Lucas apresenta cerca de 100 versículos (15%) dos versículos do Evangelho Segundo Marcos.

Marcos tem apenas 53 versículos (8%) sem paralelo em Mateus ou Lucas.

Em Mateus existem 330 versículos (28%) sem paralelo e em Lucas há cerca de 500 (43%).


Fontes: Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grande Campanha de Fé e Libertação - Tocando no Manto

O poder do toque é algo espetacular.  Há uma história na Bíblia que retrata que basta apenas tocar no Seu manto e está em Marcos 5.24-29 onde lemos o seguinte: "Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Certa mulher, que havia doze anos tinha uma hemorragia, e que havia padecido muito à mão de vários médicos, e despendido tudo o que tinha, sem contudo nada aproveitar, pelo contrário, indo a pior, ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Dizia ela: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. Imediatamente se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no seu corpo estar curada do flagelo". ESTA É SUA OPORTUNIDADE DE TOCAR, TOCAR O MANTO DE UM JEITO MUITO ESPECIAL E ALCANÇAR O MELHOR QUE DEUS TEM PRA TI! O manto Dele é um manto de salvação, de cura, de libertação, de restauração, de transformação , cabe a nós tocarmos nesse manto poderoso através da fé, crermos no poder sobrenatural que está disponível sobre noss

TABELA DOS REIS DE ISRAEL (NORTE) E JUDÁ (SUL)

Resumo: Reino do Norte - Israel (capital Samaria) - 1º rei Jeroboão Reino do Sul - Judá (capital Jerusalém) - 1º rei Roboão Reis de Israel e Judá Reis de Israel Nome Duração do Reinado ( anos ) Referência Jeroboão 22 1 Reis 11.26;14.20 Nadabe 2 1 Reis 15.25-28 Baasa 24 1 Reis 15.27;16.7 Elá 2 1 Reis 16.6 – 14 Zinri 7 dias 1 Reis 16.9 – 20 Onri 12 1 Reis 16.15 – 28 Acabe 21 1 Reis 16.28 ; 22.40 Acazias 1 1 Reis 22.40 ; 2 Reis 1.18 Jorão ( Jeorão ) 11 2 Reis 3.1; 9.25 Jeú 28 2 Reis 9.1; 10.36 Jeoacaz 16 2 Reis 13.1 – 9 Jeoás ( Joás ) 16 2 Rei

Dia do Pastor - 12/6

Dia 12 de junho - Dia do Pastor  Por Emerson José (Pastor7) *Honrando Nossos Pastores* Queridos irmãos e irmãs, No segundo domingo de junho, celebramos o Dia do Pastor. É uma oportunidade especial para expressarmos nossa gratidão e honra aos pastores que têm impactado nossas vidas de maneira significativa.     "E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência” (Jr 3.15). Nossos pastores dedicam-se incansavelmente ao ministério, guiando-nos, ensinando-nos e cuidando de nossas almas. Eles enfrentam desafios e sacrifícios, mas continuam a servir com amor e dedicação.  Pense no pastor que fez grande diferença em sua vida! Lembre-se dos momentos em que suas palavras trouxeram conforto, suas orações nos sustentaram e seu exemplo nos inspirou. A Bíblia nos instrui a honrar nossos pastores: "Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso” (Hb 13.17). “Os presbíteros (pastores) que lideram bem a igreja são dignos de