Pular para o conteúdo principal

POLICARPO - Exemplo de Fidelidade

“Sê fiel até a morte
e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10)

Policarpo de Esmirna (69—155 A.D) foi um bispo de Esmirna (atualmente Turquia). Morreu como um mártir, vítima da perseguição romana, aos oitenta e seis anos. É um dos grandes Pastores Apostólicos, ou seja, pertencia ao número daqueles que conviveram com os primeiros apóstolos e serviram de elo entre a Igreja primitiva e a igreja do mundo greco-romano. (fonte Wikpedia).

A ordem era prestar culto ai imperador César. Com isso os cristãos eram perseguidos por não dividirem a glória de Deus. Policarpo, bispo de Esmirra fora capturado e levado à arena.

Pilatos: “respeito sua idade, velho homem. Jure agora pela felicidade de César. Faça isto e eu o libertarei. Amaldiçoe Cristo!”.

Policarpo: “Por 86 anos servi a Cristo, e Ele nunca me fez qualquer mal. Como poderia blasfemar contra meu rei, que me salvou?

Ameaças vieram à tona sobre o bispo de Esmirra, entre eles o de ser lançado ao fogo.

Seu fogo poderá queimar por uma hora, mas depois se extinguirá; mas o fogo do julgamento por vir é eterno”. Policarpo, por fim, declarou que não se retrataria vindo a ordem de lançá-lo às chamas.

Com as mãos amarradas atrás das costas, ele parecia um cordeiro para o sacrifício. Erguendo os olhos ao céu, orou: “Senhor, Deus todo-poderoso, Pai de teu Filho amado e bendito Jesus Cristo, pelo qual recebemos o conhecimento do Teu nome, Deus dos anjos, dos poderes, de toda criação e de toda a geração de justos que vivem na tua presença! Eu te bendigo por me teres julgado digno deste dia e desta hora, de tomar parte entre os mártires, e do cálice de Teu Cristo, para a ressurreição da vida eterna da alma e do corpo, na incorruptibilidade do Espírito Santo. Com eles, possa eu hoje ser admitido à tua presença como sacrifício gordo e agradável, como Tu preparaste e manifestaste de antemão, e como realizaste, ó Deus sem mentira e veraz. Por isso e por todas as outras coisas, eu Te louvo, te bendigo, te glorifico, pelo eterno e celestial sacerdote Jesus Cristo, teu Filho amado, pelo qual seja dada glória a Ti, com Ele e o Espírito, agora e pelos séculos futuros. Amém”.

Policarpo foi amarrado a uma estaca, e o fogo foi ateado. Contudo, de acordo com testemunhas oculares, seu corpo não consumia. Um dos executores o perfurou com uma lança, o sangue que jorrou apagou o fogo.

Pr. Emerson José

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grande Campanha de Fé e Libertação - Tocando no Manto

O poder do toque é algo espetacular.  Há uma história na Bíblia que retrata que basta apenas tocar no Seu manto e está em Marcos 5.24-29 onde lemos o seguinte: "Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Certa mulher, que havia doze anos tinha uma hemorragia, e que havia padecido muito à mão de vários médicos, e despendido tudo o que tinha, sem contudo nada aproveitar, pelo contrário, indo a pior, ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Dizia ela: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. Imediatamente se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no seu corpo estar curada do flagelo". ESTA É SUA OPORTUNIDADE DE TOCAR, TOCAR O MANTO DE UM JEITO MUITO ESPECIAL E ALCANÇAR O MELHOR QUE DEUS TEM PRA TI! O manto Dele é um manto de salvação, de cura, de libertação, de restauração, de transformação , cabe a nós tocarmos nesse manto poderoso através da fé, crermos no poder sobrenatural que está disponível sobre noss...

TABELA DOS REIS DE ISRAEL (NORTE) E JUDÁ (SUL)

Resumo: Reino do Norte - Israel (capital Samaria) - 1º rei Jeroboão Reino do Sul - Judá (capital Jerusalém) - 1º rei Roboão Reis de Israel e Judá Reis de Israel Nome Duração do Reinado ( anos ) Referência Jeroboão 22 1 Reis 11.26;14.20 Nadabe 2 1 Reis 15.25-28 Baasa 24 1 Reis 15.27;16.7 Elá 2 1 Reis 16.6 – 14 Zinri 7 dias 1 Reis 16.9 – 20 Onri 12 1 Reis 16.15 – 28 Acabe 21 1 Reis 16.28 ; 22.40 Acazias 1 1 Reis 22.40 ; 2 Reis 1.18 Jorão ( Jeorão ) 11 2 Reis 3.1; 9.25 Jeú 28 2 Reis 9.1; 10.36 Jeoacaz 16 2 Reis 13.1 – 9 Jeoás ( Joás ) 16 2 Rei...

DIVÓRCIO, POR QUÊ?

DIVÓRCIO, POR QUÊ? Já viu alguém pensar desta forma: “vou casar, ter filhos e depois me separar!”? Por que? O incrível é que a maioria das pessoas não compreende o que verdadeiramente é amar. Muitos pensam que amor é um simples sentimento gerado pela atração. Isto é apenas, “paixão”, muito confundido com amor, porém, Deus nos ensina que o amor envolve uma decisão: I Co 13.1-7 Ef 5.25-33 AMOR VERDADEIRO É... “Decidi amar você e vou continuar mesmo quando não me sinta inclinado a isto!” Leia Ml 2.14-16 Entenda, se o seu carro faz um barulho estranho, o que você faz? O natural e levá-lo ao mecânico. Quando o relacionamento chega à crise, muitos decidem destruir tudo de uma só vez através do divórcio. DEUS ODEIA O DIVÓRCIO Mc 10.2-12   Leia também Fl 2.4 O importante, para reverter toda situação, é você fazer sua parte. Lute e não dê o gostinho ao maligno e lembre-se o que Deus uniu quem é o homem para separar? Não deixe...