Pular para o conteúdo principal

A PERSEGUIÇÃO DE NERO

“O sangue dos mártires é
a semente da igreja”
(Tertuliano, escritor de século II)

Em 18 de julho de 64 A.D (depois de Cristo = Anno Domini) aconteceu o tão famoso incêndio que perdurou por sete dias destruindo cortiços populosos em uma região de trabalhadores em Roma. Muitas vidas ceifadas e dez de quatorze quarteirões totalmente transformados em cinzas.

Segundo o que narra a lenda, enquanto Roma se desmanchava em labaredas, o imperador romano NERO (Nero Cláudio César Augusto Germânico (Anzio, 15/12/37 d.C. - Roma, 09/06/68),foi imperador em Roma onde governou de 13/10/54 até sua mote, a 09/06/68) dedilhava um instrumento musical, por isso, muitos acusavam-no de autoria do incêndio.

SUA RECOSNTRUÇÃO

Aconteceu mediante altas somas do dinheiro público. Nero deten boa parte do terreno onde constrói os Palácios Dourados.

PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS

Para desviar a culpa que recaíra sobre si, Nero aponta os cristãos como causadores do incêndio. Assim, Nero jura perseguir e exterminar todos os cristãos.

De acordo com a tradição, tanto Pedro quanto Paulo, todos foram martirizados na perseguição de Nero. Este por sua vez, colocava corpos de cristãos em chamas como tochas ao longo das estradas romanas. Muitos tinham seus corpos envolvidos por peles de animais e jogados em arenas eram destroçados por cães.



NERO E SUAS “LOUCURAS”

  • · Envenenou a Britânico.
  • · Mandou matar a espada a própria mãe, Agripina.
  • · Otávia, sua esposa suicidou-se por ordem do marido, cortando as veias.
  • · Matou com um ponta pé sua segunda esposa, Popéia.

Declarado como inimigo público pelo senado romano, vendo-se sem saída, suicidou-se.

Filme:
Nero (Imperium: Nerone) – 2006

Sinopse: Mais do que uma biografia, Nero é a recriação de um período de mudanças radicais vividas por Roma durante o governo de um dos seus mais famosos e enigmáticos líderes. Durante os 31 anos em que comandou o imbatível Império Romano, Nero enfrentou poderosos inimigos externos, além da inveja dentro da sua própria família, que fez de tudo para destruí-lo. Cresceu entre homens e mulheres escravos e se apaixonou por uma delas. Mas, quando chamado pelo dever, o jovem é obrigado a abrir mão do seu amor, para assumir o poder e se casar com alguém a altura de suas raízes nobres. Depois de proclamado imperador, a loucura passa a tomar conta do novo líder, colocando em risco todo o Império Romano.

Emerson José

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grande Campanha de Fé e Libertação - Tocando no Manto

O poder do toque é algo espetacular.  Há uma história na Bíblia que retrata que basta apenas tocar no Seu manto e está em Marcos 5.24-29 onde lemos o seguinte: "Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Certa mulher, que havia doze anos tinha uma hemorragia, e que havia padecido muito à mão de vários médicos, e despendido tudo o que tinha, sem contudo nada aproveitar, pelo contrário, indo a pior, ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Dizia ela: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. Imediatamente se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no seu corpo estar curada do flagelo". ESTA É SUA OPORTUNIDADE DE TOCAR, TOCAR O MANTO DE UM JEITO MUITO ESPECIAL E ALCANÇAR O MELHOR QUE DEUS TEM PRA TI! O manto Dele é um manto de salvação, de cura, de libertação, de restauração, de transformação , cabe a nós tocarmos nesse manto poderoso através da fé, crermos no poder sobrenatural que está disponível sobre noss...

TABELA DOS REIS DE ISRAEL (NORTE) E JUDÁ (SUL)

Resumo: Reino do Norte - Israel (capital Samaria) - 1º rei Jeroboão Reino do Sul - Judá (capital Jerusalém) - 1º rei Roboão Reis de Israel e Judá Reis de Israel Nome Duração do Reinado ( anos ) Referência Jeroboão 22 1 Reis 11.26;14.20 Nadabe 2 1 Reis 15.25-28 Baasa 24 1 Reis 15.27;16.7 Elá 2 1 Reis 16.6 – 14 Zinri 7 dias 1 Reis 16.9 – 20 Onri 12 1 Reis 16.15 – 28 Acabe 21 1 Reis 16.28 ; 22.40 Acazias 1 1 Reis 22.40 ; 2 Reis 1.18 Jorão ( Jeorão ) 11 2 Reis 3.1; 9.25 Jeú 28 2 Reis 9.1; 10.36 Jeoacaz 16 2 Reis 13.1 – 9 Jeoás ( Joás ) 16 2 Rei...

DIVÓRCIO, POR QUÊ?

DIVÓRCIO, POR QUÊ? Já viu alguém pensar desta forma: “vou casar, ter filhos e depois me separar!”? Por que? O incrível é que a maioria das pessoas não compreende o que verdadeiramente é amar. Muitos pensam que amor é um simples sentimento gerado pela atração. Isto é apenas, “paixão”, muito confundido com amor, porém, Deus nos ensina que o amor envolve uma decisão: I Co 13.1-7 Ef 5.25-33 AMOR VERDADEIRO É... “Decidi amar você e vou continuar mesmo quando não me sinta inclinado a isto!” Leia Ml 2.14-16 Entenda, se o seu carro faz um barulho estranho, o que você faz? O natural e levá-lo ao mecânico. Quando o relacionamento chega à crise, muitos decidem destruir tudo de uma só vez através do divórcio. DEUS ODEIA O DIVÓRCIO Mc 10.2-12   Leia também Fl 2.4 O importante, para reverter toda situação, é você fazer sua parte. Lute e não dê o gostinho ao maligno e lembre-se o que Deus uniu quem é o homem para separar? Não deixe...