Cultive o carinho dentro de sua casa, além disso, ao ficar próximo de seu filho, ciente de seu dia-a-dia e de tudo o que ele está passando, você estará reforçando seus laços naturais com ele e evitando que possíveis desvios de comportamento do pequeno peguem-no de surpresa.
Reforce a auto-estima - Diga o quanto gostou do desenho que ele fez ou de alguma brincadeira que inventou. As crianças gostam e têm necessidade de sentir orgulho do que fazem. Elas adoram elogios.
Converse antes de brigar - Sucessivas broncas podem não surtir o efeito que você realmente deseja, pois acabam virando parte da rotina normal.
Incentive - Jamais compare seu filho a outras crianças, pois ele poderá sentir-se inferior.
Ao dar ordens, explique o porquê - Para a criança é importante entender o objetivo e prováveis conseqüências daquilo que está sendo pedido. Com três anos, os pequenos já têm maturidade para compreender o que podem ou não fazer. Se ele se recusar, converse. Não brigue. É muito importante escutar o que seu filho tem a dizer.
Tome cuidado com as suas próprias atitudes diante de seus filhos - Lembre-se de que as crianças imitam os pais. Se você for agressivo é provável que seu filhote também seja.
Aproveite o trajeto até a escola para conversar - Mostre-se interessado pelas coisas que fazem parte do mundo do seu pimpolho.
Deixe bilhetinhos carinhosos no meio dos brinquedos e no material escolar - "Tenha um bom dia, beijos do papai e da mamãe", é uma mensagem afetuosa.
Seguindo essas dicas, é tiro e queda: os laços da família vão se estreitar e seu filho vai adorar!
REVISTA LINHA ABERTA
Comentários
Postar um comentário