Pular para o conteúdo principal

POLÊMICO - Deus Tem Arrependimentos, sim ou não?

"O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração" (Gn 6.6-7 NVI).



Em Malaquias 3.6 lemos: "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos". Tiago 1.17: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança". Números 23.19: "Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? ou tendo falado, não o cumprirá?". Esses versículos ensinam que Deus não muda, ou seja, Ele é imutável.

Entendemos claramente que, Deus não se arrepende

Na linguagem original, a palavra traduzida como “arrepender” é a expressão hebraica para “entristecer”. Estar triste com alguma coisa não significa que uma mudança ocorreu, significa apenas que há tristeza por causa de algo que aconteceu.

Um bom exemplo: Deus estava prestes a condenar Nínive por causa de sua maldade. No entanto, Nínive se arrependeu e mudou seus caminhos. Como resultado, Deus teve misericórdia com a cidade, e isso é totalmente consistente com o Seu caráter.

Uma das explicações mais claras deste assunto na Bíblia é encontrado em Jeremias 18.1-10. Os planos de Deus para abençoar ou destruir são condicionais. Se uma nação que está sendo abençoada se volta para o pecado, Deus irá condená-la a ser destruída. Se o povo desobediente se converte ao Senhor, ele o poupará da destruição. Isto não é vacilação por parte de Deus. Ele está simplesmente sendo fiel ao seu justo caráter (Dennis Allan).

Conclusão - Portanto, diante da Plena Imutabilidade de Deus e de sua Participação ativa na história do homem, entendemos que em Gênesis 6, Moisés relata o sofrimento divino em relação a maldade da humanidade. Isso, todavia, não fala sobre a alteração divina de Seu Propósito, Vontade, Caráter ou Ser, mas fala de sua Interação com Sua Criação: Deus lamentou pelo desenvolvimento da maldade na Sua Criação e isso lhe pesou no coração, ou seja, o desagradou.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA DOS REIS DE ISRAEL (NORTE) E JUDÁ (SUL)

Resumo: Reino do Norte - Israel (capital Samaria) - 1º rei Jeroboão Reino do Sul - Judá (capital Jerusalém) - 1º rei Roboão Reis de Israel e Judá Reis de Israel Nome Duração do Reinado ( anos ) Referência Jeroboão 22 1 Reis 11.26;14.20 Nadabe 2 1 Reis 15.25-28 Baasa 24 1 Reis 15.27;16.7 Elá 2 1 Reis 16.6 – 14 Zinri 7 dias 1 Reis 16.9 – 20 Onri 12 1 Reis 16.15 – 28 Acabe 21 1 Reis 16.28 ; 22.40 Acazias 1 1 Reis 22.40 ; 2 Reis 1.18 Jorão ( Jeorão ) 11 2 Reis 3.1; 9.25 Jeú 28 2 Reis 9.1; 10.36 Jeoacaz 16 2 Reis 13.1 – 9 Jeoás ( Joás ) 16 2 Rei

Grande Campanha de Fé e Libertação - Tocando no Manto

O poder do toque é algo espetacular.  Há uma história na Bíblia que retrata que basta apenas tocar no Seu manto e está em Marcos 5.24-29 onde lemos o seguinte: "Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Certa mulher, que havia doze anos tinha uma hemorragia, e que havia padecido muito à mão de vários médicos, e despendido tudo o que tinha, sem contudo nada aproveitar, pelo contrário, indo a pior, ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Dizia ela: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. Imediatamente se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no seu corpo estar curada do flagelo". ESTA É SUA OPORTUNIDADE DE TOCAR, TOCAR O MANTO DE UM JEITO MUITO ESPECIAL E ALCANÇAR O MELHOR QUE DEUS TEM PRA TI! O manto Dele é um manto de salvação, de cura, de libertação, de restauração, de transformação , cabe a nós tocarmos nesse manto poderoso através da fé, crermos no poder sobrenatural que está disponível sobre noss

Aniversário de Casamento

Agora dia 28/06/2011 eu e minha esposa completamos Bodas de CERÂMICA , ou seja, 9 anos de casados . Dou glórias a Deus, pois nestes anos bem vividos tenho aprendido muito (e até mereço um diploma), pois esta princesa que colocou como professora em minha vida é um exemplo de mulher e por que não dizer, é uma mulher virtuosa. Muitos fazem aniversário de casamento, porém, ninguém atenta para as respectivas datas, por este motivo, abaixo coloco uma lista que com certeza melhorará seu relacionamento. Como? Aproveite esta data especial e presentei, declare, faça algo diferente para que haja uma aproximação de corações e não só de corpos. Deus os abençoe! Pr. Emerson José 1 ano Bodas de Papel 37 anos Bodas de Aventurina 2 anos Bodas de Algodão 38 anos Bodas de Carvalho 3 anos Bodas de Trigo ou Couro 39 anos Bodas de Mármore 4 anos Bodas de Flores e Frutas ou Cera 40 anos Bodas de Rubi ou Esmeralda 5 anos Bodas de Madeira ou Ferro 41 anos Bodas de Seda 6 anos Bodas de Perfume ou Açúc