Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA - O TEMPLO

por Emerson José







Nossa história começa no Monte de Moriá, local este onde Abrãao levou seu filho Isac para o sacrifício. Local este em que o rei Davi comprou para construir o grande templo, porém, foi seu filho, Salomão quem o edificou por volta de 1.034 a.C.

"E COMEÇOU Salomão a edificar a casa do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o SENHOR aparecera a Davi seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu". (2 Crônicas 03.01).

Então, um edifício de grande esplendor por edificado para a glória e honra de Deus.

Enquanto não temos uma aliança com Deus vagamos por um deserto sem rumo, porém quando nos encontramos e nos entregamos à Ele, nossa vida passa a ser de vitórias, tudo muda ! Porém, muita gente acha que é aqui que acaba a jornada, mas na verdade é ai que começa !

O povo de Israel foi deixando de lado todo o ensinamento que recebera da parte de Deus, os reis se corrompiam pelo poder. Esta é realmente uma receita para o enfraquecimento de qualquer povo, ou mesmo de qualquer pessoa que se desvia dos caminhos e preceitos de Deus.

Outrora, um povo batalhador, conquistador de grandes lutas e vitórias em grandes batalhas se tornaram desde então subjulgados. Voltaram a ser o que eram no Egito, só que agora na Babilônia, escravos, e além de tudo, novamente divididos: Reino de Israel e Reino de Judá. Não foi por falta de aviso, vejamos em 2 Crônicas 07. 19-22: "Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles, então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos. E desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará e dirá: Por que fez o SENHOR assim com esta terra e com esta casa?

E dirão: Porque deixaram ao SENHOR Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso ele trouxe sobre eles todo este mal"

O próprio profeta Jeremias em seu livro Cap. 25.07, chamou à atenção de todos pela conduta errada tomada por toda aquela nação, mas foi em vão, pois não lhe deram ouvidos. "Porém não me destes ouvidos, diz o SENHOR, mas me provocastes à ira com a obra de vossas mãos, para vosso mal".

Mas que mal fiz à Deus por sofrer tanto ? Será que Deus deseja sua desgraça, seu fracasso ? Será que Ele é o culpado pela sua derrota ? Quem não já ouviu falar que, aquele que planta, realmente há de colher.

Na verdade acabamos colocando a culpa de nossos problemas no que está ao nosso redor, e até mesmo em Deus, quando na verdade, o mal foi plantado por nós mesmos.

Só após 70 anos, aproximadamente em 520 a.C, já no reinado do rei Ciro (Pérsia) é que através do mover das mãos de Deus naquele coração que o fez autorizar o regresso do povo à Jerusalém.

"Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, o SENHOR seu Deus seja com ele, e suba" (2CR 36.23). Foi então que todo povo se uniu para a recuperação da casa do Senhor.

Foi aqui que o dízimo se tornou o maior destaque para o fracasso de Jerusalém, por seu povo não ter sido fiél no tocante ao descanso da terra que representa o dízimo ao Senhor naquela época. Mas foi em 445 a.C que Neemias regressa à Jerusalém e começa a recuperar os muros da cidade, mas isso só foi possível por causa do arrependimento que tomou conta do povo de Israel.

"Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos. E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome" (NE 1.8-9)

De uma forma resumida foi assim que ocorreu o retorno à Jerusalém, a reconstrução do templo menor que o primeiro e também a permanência do povo na terra que havia sido dada à seus pais. Este tempo durou até 02 séculos antes do nascimento de Jesus sem ser molestado. Por incrível que pareça, o povo começou novamente a negligenciar o culto à Deus e desta forma Jerusalém foi atacada pelo rei da Síria, ficando o templo dedicado à Jupter. Logo em 165 a.C. Judas Macabeu liberta Jerusalém e reconsagra o templo restabelecendo o culto à Deus.

Roma se subsaia como o maior Império, e neste período, 37 a.C., Herodes - o grande foi nomeado rei da Judéia, tomando as terras de Jerusalém, porém, para conquistar a simpatia da população local, mandou reedificar o templo. Foi este o templo contemporâneo do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. As práticas e cultos à Deus voltaram, mas com total vigilância por parte do Império Romano que viria a se assustar com a populariedade que Jesus obteria.

Já muito depois de Cristo o templo foi totalmente destruído e lá construído a Mesquita de Omar, que hoje é um dos motivos de disputa entre palestinos e Israelenses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA DOS REIS DE ISRAEL (NORTE) E JUDÁ (SUL)

Resumo: Reino do Norte - Israel (capital Samaria) - 1º rei Jeroboão Reino do Sul - Judá (capital Jerusalém) - 1º rei Roboão Reis de Israel e Judá Reis de Israel Nome Duração do Reinado ( anos ) Referência Jeroboão 22 1 Reis 11.26;14.20 Nadabe 2 1 Reis 15.25-28 Baasa 24 1 Reis 15.27;16.7 Elá 2 1 Reis 16.6 – 14 Zinri 7 dias 1 Reis 16.9 – 20 Onri 12 1 Reis 16.15 – 28 Acabe 21 1 Reis 16.28 ; 22.40 Acazias 1 1 Reis 22.40 ; 2 Reis 1.18 Jorão ( Jeorão ) 11 2 Reis 3.1; 9.25 Jeú 28 2 Reis 9.1; 10.36 Jeoacaz 16 2 Reis 13.1 – 9 Jeoás ( Joás ) 16 2 Rei

Grande Campanha de Fé e Libertação - Tocando no Manto

O poder do toque é algo espetacular.  Há uma história na Bíblia que retrata que basta apenas tocar no Seu manto e está em Marcos 5.24-29 onde lemos o seguinte: "Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Certa mulher, que havia doze anos tinha uma hemorragia, e que havia padecido muito à mão de vários médicos, e despendido tudo o que tinha, sem contudo nada aproveitar, pelo contrário, indo a pior, ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Dizia ela: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. Imediatamente se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no seu corpo estar curada do flagelo". ESTA É SUA OPORTUNIDADE DE TOCAR, TOCAR O MANTO DE UM JEITO MUITO ESPECIAL E ALCANÇAR O MELHOR QUE DEUS TEM PRA TI! O manto Dele é um manto de salvação, de cura, de libertação, de restauração, de transformação , cabe a nós tocarmos nesse manto poderoso através da fé, crermos no poder sobrenatural que está disponível sobre noss

Aniversário de Casamento

Agora dia 28/06/2011 eu e minha esposa completamos Bodas de CERÂMICA , ou seja, 9 anos de casados . Dou glórias a Deus, pois nestes anos bem vividos tenho aprendido muito (e até mereço um diploma), pois esta princesa que colocou como professora em minha vida é um exemplo de mulher e por que não dizer, é uma mulher virtuosa. Muitos fazem aniversário de casamento, porém, ninguém atenta para as respectivas datas, por este motivo, abaixo coloco uma lista que com certeza melhorará seu relacionamento. Como? Aproveite esta data especial e presentei, declare, faça algo diferente para que haja uma aproximação de corações e não só de corpos. Deus os abençoe! Pr. Emerson José 1 ano Bodas de Papel 37 anos Bodas de Aventurina 2 anos Bodas de Algodão 38 anos Bodas de Carvalho 3 anos Bodas de Trigo ou Couro 39 anos Bodas de Mármore 4 anos Bodas de Flores e Frutas ou Cera 40 anos Bodas de Rubi ou Esmeralda 5 anos Bodas de Madeira ou Ferro 41 anos Bodas de Seda 6 anos Bodas de Perfume ou Açúc